segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Como funciona as pulseirinhas para festas

Neste final de semana fui a um casamento, e como é moda no momento, durante a festa recebemos pulseirinhas ( que é comum ser chamadas de pulseirinhas de neon, porém não há neon nelas. ). Neste momento, me ocorreu uma pergunta que deve ocorrer a várias pessoas em situação parecida: como estas pulseirinhas funcionam?
Estas pulseirinhas, também chamadas de Lightstick, são bastões de plástico preenchidos com dois compostos químicos separdos por uma pequena ampola. Quando a pulseirinha é dobrada você esta nada mais nada menos que quebrando a ampola e misturando as duas soluções. Essa reação que ocorre ao juntar das duas soluções é chamada de: “quimiluminescência” ( Se você leu o post do vaga-lume deve estar lembrado deste tópico, se não leu, clique aqui). (A pulseirinha contém basicamente éster de fenil oxalato e o corante e água oxigenada. A reação que ocorre é a oxigenação do luminol ( o éster) ).
Essa quimiluminescência é uma reação com muita energia em forma de luz e não emite calor. O tempo de brilho varia de 4 a 6 hrs, porem depende também das condições do local. Por exemplo: um local com alta temperatura, a pulseira brilha forte e por pouco tempo. Já em um local frio, ela tem pouco brilho e dura mais tempo.
Uma vez iniciada a reação química das soluções em seu interior, pulseira não “desliga”, pois a reação continua até se esgotar e parar de emitir luz. Existem pessoas que acreditam que deixar a pulseira dentro da geladeira fará ela brilhar novamente, mas isso não é verdade, a única coisa que acontece é que você estará retardando a reação, porem ela irá se esgotar novamente.

fonte: http://curiofisica.blogspot.com/

Nenhum comentário: