sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Por que a borracha apaga o lápis?


Sempre quando escrevemos alguma palavra errada ou precisamos apagar alguma coisa, usamos a borracha. Porém garanto que nenhum de nós parou para pensar o porquê de uma borracha apagar o lápis ou lapiseira.
Quando escrevemos sobre um papel, o lápis ou lapiseira depositam uma pequena quantidade de grafite sobre o papel em que você estava escrevendo. Isso se chama força de adesão. Esse grafite permanece sobre a folha de papel por meio de ligações.
Quando aplicamos a borracha sobre a grafite, o que acontece é que a força da borracha é maior que a da grafite, então essas ligações são quebradas e o grafite passa para a borracha. Agora pergunto: como este grafite sai da borracha?
A grafite sai da borracha graças a algumas substancias como enxofre e alguns óleos especiais que compõem a borracha e que têm por função, fazer com que os pedaços “sujos” da grafite se desprendam dela.
Existem também as borrachas que apagam canetas, essas borrachas são compostas por pó de pedra-pomes que lixam a pequena camada do papel que absorveu a tinta. Porém existem as borrachas mais avançadas que não danifica a superfície do papel, o que acontece com elas é que por meio reações químicas elas diluem a cor das canetas.


2 comentários:

Diego Galeano disse...

Na verdade foi By: Diego Galeano e Maísa Caldas.

A produção do texto foi nossa. E a reprodução sua.

Abraços,

Prix disse...

Opaaa adorei o teu blog apesar de que a minha área seja competamente oposta a sua!!!!! mas a busca pelo conhecimento vence qualquer barreiraa! li o primeiro post, e já vou ler o restante! =]
ñ vou propor parceria de "troca de links", simplesmente gostei demais do blog e add no meu...se interessar a vc as coisinhas que eu faço >> http://pp-portfoliando.blogspot.com/
eu faço arte ou pelo menos tento fazer e jogo na net pra a galera se divertir! \o/
um abraço!

p.s.: priplasticas@hotmail.com