Os novos recursos dos games se tornaram possíveis graças ao advento da sétima geração de consoles, lançada no fim do ano de 2006. Ela é formada pelo Sony PlayStation 3 (PS3), pelo Microsoft Xbox 360 e pelo Nintendo Wii. O chip central do PS3 trabalha com nove núcleos em paralelo – nos desktops, esse número não passa de quatro. Tal avanço ampliou em 35 vezes a capacidade de processamento do aparelho com relação à de seu antecessor, o PS2.
HIPER-REALISMO
O poder do acaso no campo de batalha
Medal of Honor: Airborne não tem um roteiro linear. O objetivo do jogo pode ser atingido de várias maneiras. Por exemplo: o personagem salta de pára-quedas sobre um campo de batalha da II Guerra e o jogador escolhe o ponto exato em que ele vai pousar. Dependendo do local da queda, os desafios mudam.
LEIS DA FÍSICA
Marcas de pneus
É possível escolher entre 300 modelos de carros de cinqüenta marcas no Forza MotorSport 2, da Microsoft. Entre eles, o Maserati (à esquerda). O hiper-realismo influi no resultado: se houver uma colisão, os estragos decorrentes vão alterar o desempenho do carro pelo restante do jogo. As marcas deixadas na pista pelos competidores são reproduções exatas de marcas reais filmadas em autódromos. Lançado apenas para Xbox 360, pode ser jogado com um controle especial em formato de volante, com alavanca de marcha e pedais.
FORÇA DA NATUREZA
Os jogadores entram no clima
O jogo de futebol americano da Electronic Arts tem uma novidade surpreendente: as condições do tempo na vida real são reproduzidas no estádio virtual. Isso é possível graças à conexão direta entre o game e o canal de meteorologia The Weather Channel. Se neva ou chove, os jogadores ficam mais lentos. No calor, cansam-se mais rápido.
COMO É FEITOOs movimentos são de Ronaldinho
Os dribles dos jogadores do game Fifa08 reproduzem a movimentação real de atletas famosos. Para isso, Ronaldinho Gaúcho, um dos modelos, foi filmado simultaneamente por 54 câmeras. Para facilitar o registro da imagem, os atletas vestiram roupas especiais, com pontos de luz estratégicos. Na foto ao lado, o suíço Tranquillo Barnetta, do Bayer Leverkusen, e o austríaco Andreas Ivanschitz, do futebol grego, rontos para ser filmados no estúdio.
Faces perfeitasO rosto dos personagens, com movimentos faciais realistas, é um destaque do jogo de guerra Crysis, da Crytec. O segredo está nos músculos virtuais criados por uma nova tecnologia gráfica. O mesmo realismo aparece quando a paisagem é devastada por tiros e explosões. Abaixo, as etapas da construção de um personagem.
By: César Cunha
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