quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Agora, a vida real participa do jogo

Turbinada por tecnologias de desenvolvimento recente, uma nova fornada de videogames reserva aos jogadores a sensação de envolvimento como nunca se viu antes. A primeira coisa que chama atenção é o hiper-realismo das imagens. Tanto os personagens quanto os cenários em que eles se movem parecem tirados do cinema. É como se o jogador estivesse no comando de atores de carne e osso. Ainda mais empolgante são aqueles que permitem que personagens e objetos virtuais reajam a estímulos do mundo real. Que a um toque no joystick as cenas sejam influenciadas pelas leis da física.
Os novos recursos dos games se tornaram possíveis graças ao advento da sétima geração de consoles, lançada no fim do ano de 2006. Ela é formada pelo Sony PlayStation 3 (PS3), pelo Microsoft Xbox 360 e pelo Nintendo Wii. O chip central do PS3 trabalha com nove núcleos em paralelo – nos desktops, esse número não passa de quatro. Tal avanço ampliou em 35 vezes a capacidade de processamento do aparelho com relação à de seu antecessor, o PS2. Os elementos que compõem a tela de um game são formados por pequenos triângulos que criam as imagens em três dimensões. Quanto maior a capacidade do computador de ler essas informações, mais detalhado será o cenário gerado na tela. A atual geração de máquinas tem capacidade teórica de processar até 1 bilhão de triângulos por segundo, contra, no máximo, 60 milhões de polígonos por segundo da geração que a precedeu. A brincadeira ficou mais divertida.

HIPER-REALISMO

O poder do acaso no campo de batalha

Medal of Honor: Airborne não tem um roteiro linear. O objetivo do jogo pode ser atingido de várias maneiras. Por exemplo: o personagem salta de pára-quedas sobre um campo de batalha da II Guerra e o jogador escolhe o ponto exato em que ele vai pousar. Dependendo do local da queda, os desafios mudam.

LEIS DA FÍSICA

Marcas de pneus

É possível escolher entre 300 modelos de carros de cinqüenta marcas no Forza MotorSport 2, da Microsoft. Entre eles, o Maserati (à esquerda). O hiper-realismo influi no resultado: se houver uma colisão, os estragos decorrentes vão alterar o desempenho do carro pelo restante do jogo. As marcas deixadas na pista pelos competidores são reproduções exatas de marcas reais filmadas em autódromos. Lançado apenas para Xbox 360, pode ser jogado com um controle especial em formato de volante, com alavanca de marcha e pedais.


FORÇA DA NATUREZA

Os jogadores entram no clima

O jogo de futebol americano da Electronic Arts tem uma novidade surpreendente: as condições do tempo na vida real são reproduzidas no estádio virtual. Isso é possível graças à conexão direta entre o game e o canal de meteorologia The Weather Channel. Se neva ou chove, os jogadores ficam mais lentos. No calor, cansam-se mais rápido.

COMO É FEITO

Os movimentos são de Ronaldinho

Os dribles dos jogadores do game Fifa08 reproduzem a movimentação real de atletas famosos. Para isso, Ronaldinho Gaúcho, um dos modelos, foi filmado simultaneamente por 54 câmeras. Para facilitar o registro da imagem, os atletas vestiram roupas especiais, com pontos de luz estratégicos. Na foto ao lado, o suíço Tranquillo Barnetta, do Bayer Leverkusen, e o austríaco Andreas Ivanschitz, do futebol grego, rontos para ser filmados no estúdio.

Faces perfeitas

O rosto dos personagens, com movimentos faciais realistas, é um destaque do jogo de guerra Crysis, da Crytec. O segredo está nos músculos virtuais criados por uma nova tecnologia gráfica. O mesmo realismo aparece quando a paisagem é devastada por tiros e explosões. Abaixo, as etapas da construção de um personagem.

Fonte: http://veja.abril.com.br/
By: César Cunha

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